Realizou-se no dia 28 de junho, na Vila de Amares, um seminário com visita de campo, organizado pelo grupo operacional FD CONTROLO, liderado pelo INIAV, que reuniu cerca de 80 participantes, representantes de parceiros e entidades interessados na temática da doença Flavescência Dourada (FD) da vinha.
Esta doença de quarentena foi detetada em 2006 na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, e levou a Autoridade Fitossanitária Nacional a tomar medidas a nível nacional, como o arranque das plantas infetadas, tratamentos obrigatórios contra o inseto vetor Scaphoideus titanus e a aplicação de tratamento por água quente aos materiais de propagação vegetativa oriundos de zonas afetadas.
A sessão teve início de manhã no auditório da Câmara Municipal de Amares, moderada pela Dina Lopes da CONSULAI, e a abertura do evento foi presidida pelo Sr. Vereador Delfim Rodrigues. Dadas as boas-vindas, foi a vez das apresentações dos estudos realizados pelo INIAV em parceria com a Avitilima e do desenvolvimento das armadilhas inteligentes por parte do INESC TEC.
Na parte da tarde foi organizada uma importante e agradável visita ao campo, na Quinta do Vilar, com o apoio da Sociedade Agrícola Irmãos Eusébios, na pessoa da sua Diretora técnica e engenheira agrícola, Maria João Lopes, de forma a visitar a parcela piloto monitorizada durante o projeto, assim como, uma demonstração do funcionamento da armadilha inteligente. No final do dia foi servido um lanche e Verde d’honra enquanto os participantes partilhavam experiências e conhecimentos, ao mesmo tempo que se criaram sinergias entre parceiros do setor.
Consulte abaixo as principais conclusões do sessão:
Re(veja) o vídeo do Dia de campo:
コメント