O projeto PARRA junta a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Agri-Ciência-Consultores de Engenharia Lda e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, I.P.) com o objetivo de desenvolver um conjunto de tecnologias que contribuam para aumentar a capacidade de resposta à problemática da Flavescência Dourada (FD) na vinha.
Esta doença tem um impacto particularmente agressivo, levando muitas vezes ao arranque da vinha, e consequente redução da capacidade produtiva. Pelo que a deteção em larga escala da presença desta doença permitiria uma maior capacidade de resposta e intervenção.
Este projeto, financiado pelo PT2020, compromete-se a explorar diferentes tipos de sensores embarcados em aeronave não tripulada – UAVs, de modo a permitir uma monitorização e recolha de dados mais rápida e com menor custo. Os dados recolhidos estão a ser processados com um conjunto de algoritmos (algoritmos em desenvolvimento no projeto).
Leia mais sobre o PARRA aqui: http://vozdocampo.pt/2017/12/06/agricultura-precisao-utilizacao-rpas-na-protecao-das-plantas/
Commentaires