2º Tratamento contra a Cigarrinha da Flavescência Dourada

Atualizado: Jul 28

A estação de avisos do Entre Douro e Minho emitiu este mês a sua 14ª circular em que informa que, nesta altura do ano, começam a ser visíveis os sintomas da flavescência dourada (FD).


Como o controlo deste insecto vector da flavescência dourada da Videira (FD) e a manutenção das suas populações em níveis baixos, tem um importante papel na contenção da doença, a circular apresenta a lista de freguesias em que é obrigatório realizar o 2º tratamento contra a cigarrinha da FD, entre 18 e 27 de Julho.


Para conhecer as freguesias em que o segundo tratamento é obrigatório, veja o quadro abaixo.


Fonte: Estação de Avisos do Entre Douro e Minho, 2020



A definição destes 3 períodos para os tratamentos anuais obrigatórios, baseia-se sobretudo na detecção das primeiras ninfas da cigarrinha e na sua prolongada emergência e maturação, que decorrem do fim de Maio ao fim de Agosto. Tem-se ainda em conta o intervalo de segurança dos insecticidas a aplicar.


No último tratamento, caso tenha de fazer o número máximo (três) aplique um insecticida com o menor intervalo de segurança possível. Se a vindima vier a ser feita mais cedo e não for possível respeitar o intervalo de segurança do último tratamento, este deve ser adiado para imediatamente a seguir à vindima.

. CONTACTOS .

LÍDER DO CONSÓRCIO: INIAV

Avenida da República, Quinta do Marquês

2780-157 Oeiras

Para mais informações: www.iniav.pt

Projeto cofinanciado por:

Logotipos_Barra_PDR_PT2020_FEADER.png